Empreendedores e produtores da agricultura familiar participam de Dia da Oportunidade em Jaraguari

 

Publicado em: 03/02/2022 12:58 | Fonte/Agência: AssecomPref - Rodrigo Vilalba

 

Whatsapp
Empreendedores e produtores da agricultura familiar participam de Dia da Oportunidade em Jaraguari

Fotos/Divulgação: AsseComPref - Rodrigo Vilalba

#diadaoportunidade

Realizado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, evento promove palestras, sessão de negócios e mostra de inovação

Nesta terça-feira (1º), o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaraguari, realiza no município, o Dia da Oportunidade. Voltado para empresários locais, produtores rurais e para a população em geral, o evento gratuito traz uma ampla programação que inclui onze palestras, entre elas “O catador de Sonhos” ministrada pelo empresário case de sucesso Geraldo Rufino, sessão de negócios e mostra de inovação.

Realizado na Escola Municipal Francisco Antônio de Souza, o Dia da Oportunidade teve início, às 8h, com uma solenidade que contou com a presença de lideranças locais e representantes do Sebrae/MS. Na data, o prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira, ressaltou a importância da iniciativa: “Através do programa Cidade Empreendedora nós temos desenvolvido muitas ações no nosso município e esse evento é uma delas. O Dia da Oportunidade vem para dar apoio à nossa população e fomentar o empreendedorismo e a agricultura familiar no nosso município. Para nós isso é muito importante e vai nos ajudar a promover o desenvolvimento”.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o evento vem para dar suporte aos pequenos negócios e promover o desenvolvimento.

“O município de Jaraguari é beneficiado pela proximidade de Campo Grande e tem se desenvolvido rapidamente com a ajuda de uma série de ações promovidas Sebrae, Governo do Estado e instituições parceiras. Mais de 150 atendimentos já foram realizados aos empresários, por meio do programa Cidade Empreendedora, e, hoje, com o Dia da Oportunidade a ideia é que a gente capacite a população e os empresários, além de dar mais visibilidade para os empreendimentos. Esse é o objetivo do Cidade Empreendedora: desenvolver o município, fazer os pequenos negócios se fortalecerem e, principalmente, possibilitar que as pessoas cresçam, o que nós já estamos vendo hoje no Dia da Oportunidade de Jaraguari”, destacou Jaime.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ressaltou que o evento vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Jaraguari. “Essa é mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora e como o próprio nome já diz, é um Dia de Oportunidade. Possibilitamos que os pequenos empreendedores e produtores exponham para a população os produtos que desenvolvem, se capacitem e cresçam. Ao fortalecer o pequeno, possibilitamos que ele melhore a sua vida, o seu negócio e promova o desenvolvimento. Parabenizo a prefeitura e todos os parceiros, como Sindicato Rural e Associação Comercial, por apoiarem essa iniciativa, pois são ações como essa que irão construir um município melhor”, expôs Mendonça.

Ações para os pequenos negócios

O Dia da Oportunidade em Jaraguari seguiu até às 20h30 e traz uma ampla programação para a população e os pequenos empreendedores. Algumas atividades como a Feira de Negócios irão permanecer durante todo dia. No espaço, produtores da agricultura familiar expõem os produtos para a população. Uma das produtoras presentes é Angelina Andrade Moraes Lima, que mora na Assentamento Santa Mônica.

Para a produtora a iniciativa foi importante para trazer visibilidade ao negócio e ampliar as vendas. “Ficamos muito felizes com a possibilidade de expor o nosso produto aqui. Hoje produzimos muçarela de vários tipos como nozinho ou peça e ampliamos a produção para poder atender o público do evento. Foi uma boa oportunidade para nós, esperamos aumentar a nossa renda”, comentou Angelina.

Durante o dia, o evento também traz para o público a mostra de inovação “Living Lab Day”, quando o Sebrae/MS irá apresentar ao público o trabalho desenvolvido pelo laboratório ao proporcionar um Tour 360º com óculos 3D e expor produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital. O espaço também vai mostrar as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.

Já, em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, terá um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).

Palestra magna e capacitações

Uma das grandes atrações do Dia da Oportunidade em Jaraguari foi a palestra “O catador de sonhos”, ministrada por Geraldo Rufino, empresário case de sucesso, dono da maior empresa de reciclagem da América Latina, que aconteceu no auditório, das 19h30 às 20h30. Antes da palestra principal, o evento traz outras 10 capacitações que envolvem temas como gestão financeira, atendimento ao cliente, acesso à crédito para empresários e produtores, empreendedorismo feminino e uso de energia fotovoltaica.

Além disso, o evento promoveu outra ação voltada para os pequenos empreendedores: a Sessão de Negócios. Com a proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios, o encontro foi das 14h às 17h.

Dentro da programação também há iniciativas voltadas para os pequenos produtores, como a peça teatral “Somos todos José” e a palestra “Desafios da Cooperação”, promovidas pelo engenheiro agrônomo, ator e dramaturgo, Manoel de Matos. De forma lúdica, a ação sociocultural visa incentivar o cooperativismo e que foi realizada no período da tarde.

#PrefeituradeJaraguariOficial #sebraems #empreendedorismo #cidadeempreendedora