Dia da Árvore é comemorado com distribuição de mudas.

Publicado em: 28/09/2023 12:50 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jaraguari

Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Em comemoração a este dia, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através das Diretorias de Meio Ambiente e Agricultura, distribuiu aos munícipes 200 mudas de árvores nativas do cerrado, dentre elas espécies de Flamboyant, Jacarandá, Louro Preto, Ipê Branco, Rosa e Roxo.

O prefeito Edson Rodrigues também comentou sobre a iniciativa e ressaltou que é fundamental que todos compreendam a importância das árvores na melhoria da qualidade de vida em nossa cidade. Além de contribuírem para a estética e o bem-estar, as árvores desempenham um papel crucial na purificação do ar e na preservação do ambiente.

O objetivo principal da ação é incentivar o plantio de árvores na comunidade e promover a conscientização ambiental. No momento da entrega das mudas, a equipe da SEDEMA esteve presente, apresentando a Ficha Técnica das espécies e orientando quanto ao plantio e os lugares recomendados para o seu desenvolvimento.

Além disso, no decorrer do dia 22 de setembro de 2023 a equipe da SEDEMA esteve presente nas escolas do município (estadual e municipal) para a realização do plantio das mudas nativas.

Na área verde das escolas, os estudantes receberam informações sobre a importância das árvores para o meio ambiente e as consequências que ocorrem em sua redução. Em seguida, receberam instruções de como seria realizado o plantio.

A escolha da espécie se dá por ser uma árvore nativa, tendo o seu valor histórico- cultural. Além disso, esta comemoração é um momento voltado à conscientização da população quanto a preservação das florestas urbanas que proporcionam inúmeros benefícios como a melhoria na paisagem do ambiente, a regulação da temperatura ao oferecer conforto térmico, a diminuição da poluição atmosférica, sonora e visual, controle da umidade, entre outros. A arborização urbana é um elemento essencial para uma cidade saudável.